sábado, 16 de abril de 2011

ENCARANDO O NOVO

Tenho escutado não menos do que cinco vezes e não mais do que dez que sou NOVO aqui no IBAMA. Já não é novidade pra mim. Isto me lembra as palavras de Mário Sérgio Cortella que diz que nós não nascemos prontos e vamos envelhecendo, muito pelo contrário, nascemos "inprontos"  e vamos nos renovando. A própria natureza se renova a todo instante. O NOVO pode trazer a visão de fora, a idéia diferente, o enfoque não pensado antes, pode servir para reavaliar ou confirmar as idéias existentes.

Trabalhei em lugares em que a novidade e a inovação têm uma importância gigantesca. São, na verdade, a essência do negócio. Lugares em que se busca "freneticamente" pessoas que tragam o olhar diferenciado, a criatividade, enfim: o NOVO.  Em design de produto existe uma máxima que diz que quando um produto ou projeto fica pronto ao mesmo tempo fica obsoleto. Einstein, por sua vez, declarou: "Se a princípio uma idéia não parecer absurda então não existe futuro para ela!" É verdade.

Por isso me estranha um pouco algumas pessoas que não valorizam o NOVO: "Aqui sempre foi assim, sempre vai ser.", "Você é NOVO não entende!", "Você está aqui há pouco tempo deixa eu te explicar como as coisas funcionam!“, “ A pessoa é NOVA aqui e já quer dar palpite no nosso trabalho!".

Bom, eu estou aberto ao NOVO!  Renovo meus ouvidos, minhas palavras e minha visão. Renovo meu cardápio, as músicas que ouço e os livros que leio. Na fila renovo minha paciência. No casamento procuro renovar meu amor me apaixonando pela mesma mulher várias vezes. O NOVO é na verdade um grande e velho amigo que me faz viver sempre um NOVO dia e uma NOVA história.

Dizem que TODAS as células do nosso corpo são renovadas em aproximadamente 7 anos... Nossas idéias e nossos conceitos podem ser renovados a cada segundo! Por isso fica este NOVO alerta: receba bem o NOVO! Quando encarar uma situação NOVA, uma pessoa NOVA, um trabalho NOVO, entenda que eles estarão lá para, de certa forma, renovar você!