terça-feira, 8 de dezembro de 2009

COP15 : TÁ NA HORA DE DAR UM REFRESCO PRO PLANETA!

Fiz esta ilustração há algum tempo atrás... Fazia parte de um livro chamado O Aniversário da Terra. Na ocasião, Plutão dava de presente para a Terra um pouquinho de frio... Como isso não será possível... rsrs... esperamos que nossos governantes possam dar um "refresco" para o planeta no encontro em Copenhague!

sábado, 5 de dezembro de 2009

NA TRILHA

Foto: Cassandra Oliveira - Analista Ambiental do ICMBio

SINALIZAÇÃO PRECISA

Em uma caminhada de fim de tarde na FLONA de Ipanema, sozinho e com a câmera na mão, me deparei com um cachorro-do-mato que corria na minha direção mas resolveu dar a volta. Pela descrição que fiz, alguns acham que era um Lobo-Guará... A foto não mostra muita coisa mas foi o que deu pra fazer depois do susto! A sinalização estava correta e a poucos metros do acontecido.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

IDENTIDADE VISUAL PARA O MACROZEE DA AMAZÔNIA LEGAL



O Macrozoneamento Ecológico-Econômico da Amazônia Legal é um importante projeto e será, sem dúvidas, referência para um novo padrão de desenvolvimento na região amazônica (propondo manter a floresta em pé e gerando renda e emprego para a população da região). Tem como sua principal idealizadora a professora Bertha Becker. Uma das suas principais estratégias é a "Defesa do Coração Florestal e contenção das fronteiras que nele avançam."
Já a logo representa a nossa Amazônia Legal e também a Amazônia Política Sulamericana. As listras fazem referência à diversidade da região. O azul representa o horizonte, um futuro bom para a floresta.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

TRABALHANDO NO MMA

Quando cheguei no Ministério do Meio Ambiente, o Programa ZEE Brasil não tinha uma identidade, cada publicação tinha uma imagem e uma logomarca diferente, não bastasse a confusão de nomenclaturas e a complexidade do tema.
Estabeleci como meta, compreender e organizar as informações e criar uma nova identidade para o programa, com uma linguagem mais moderna e amigável que pudesse traduzir a difícil missão do Zoneamento Ecológico-Econômico de planejar e ordenar o território brasileiro.

Essa nova "cara" surgiu de um processo participativo em que as pessoas que trabalham no Departamento de Zoneamento Territorial puderam dar suas idéias e opiniões.

As cores representam os diferentes aspectos do território: o meio físico, o meio biótico, a socioeconomia, a questão jurídico-institucional e a questão cultural.  Simbolizam, também, problemas e conflitos ambientais e econômicos a serem superados: desmatamento, perda da biodiversidade, crescimento urbano desordenado, desertificação, mudanças climáticas, questões ligadas à energia e à produção.


Essas cores se misturam formando uma nova identidade, colorida,dinâmica e multidisciplinar.O resultado é uma marca que organiza o pensamento dos pessoas gerando confiança nas informações passadas.

UM FOLHETO PARA O NORDESTE

Trabalhei bastante nessa proposta de identidade visual para o projeto ZEE Nordeste e o resultado agradou a todos! Fico feliz! Utilizei referências da linguagem de Cordel para desenhar as letras. O sol traz oportunidades para o Nordeste como no caso do turismo e da produção de energia solar . Por outro lado, simboliza problemas graves enfrentados pela região, como a seca e a desertificação. Por isso, escolhi o Sol para representar essa iniciativa.


No folheto, tentei mostrar um lado diferente do Nordeste. A idéia foi fazer algo mais alegre, colorido, que também mostrasse o lado bom da região, utilizando alguns elementos inspirados em Cordel, fotos da Caatinga além de imagens de produtos típicos e arquitetura local.

Não quis utilizar papel reciclado na produção desse folheto. Isso pode parecer incoerente mas eu explico. Primeiro, eu queria ter um folheto mais "iluminado" e este efeito só um papel 100% branco poderia oferecer. Segundo e o mais importante, produzimos uma tiragem reduzida, somente aquilo que realmente seria utilizado. Evitando o desperdício.
Quando uma pessoa utiliza um material reciclado para uma determinada produção de folhetos, não necessariamente estará sendo ecologicamente correta. Principalmente se boa parte dessa produção não for utilizada. É preciso pensar na quantidade produzida, no aproveitamento de material, no tempo de vida desse folheto, no processo de produção e armazenamento entre muitas outras variáveis.

terça-feira, 30 de junho de 2009

CAIXA ELETRÔNICO VERDE


 
Em parceria com a Animus, escritório de design localizado no Rio de Janeiro, tive o a felicidade de desenvolver este projeto que foi oferecido ao Banco Real (reconhecido no final de 2008 como a 5° empresa brasileira com melhores práticas em relatórios de sustentabilidade pela FBDS e pela SustainAbilitys). A idéia era redesenhar o auto-atendimento, o chamado “caixa eletrônico”. Esse projeto tinha uma gama de objetivos bem definidos por nós: o uso de materiais ecológicos na construção; a utilização de energia limpa como a solar; a captação da água da chuva; a oferta de serviços complementares como telefone público, banco para descanso e espera, bicicletário, sistema de localização para o usuário através de mapas; o estimulo às práticas sustentáveis como o uso da bicicleta e a ambientação com a utilização de plantas, além da coleta seletiva de resíduos. Os desdobramentos foram grandes. A parceria entre a iniciativa privada e o poder público podem e devem se consolidar em projetos como esse.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

UM MUNDO MELHOR


O brinquedo é um objeto de desenvolvimento humano essencial - O Igo surgiu inicialmente de madeira. Seu desenho foi feito em um pedaço de papel quadriculado, gerando assim uma peça simétrica e modular inspirada no corpo humano. De fato a idéia é que cada peça representa uma pessoa e a união entre elas o coletivo e a amizade.



A simplicidade deste projeto é a sua principal característica. Inúmeros brinquedos e objetos podem ser construídos através de um único formato de peça. Estimulando e desenvolvendo nas crianças a criatividade e a imaginação! A partir dos objetos montados, brincadeiras podem ser criadas, estimulando os diferentes sentidos e inteligências. As crianças podem interpretar e dramatizar as brincadeiras, criar personagens e ambientes lúdicos. Estimulando a cooperação para a criação das brincadeiras. O brinquedo pode interagir com outros objetos. Pode ser usado em atividades físicas, esportivas, sociais e de comunicação. Despertando a consciência da criança em relação ao seu próximo e ao meio ambiente.


O mais legal é ver que podemos transformar a vida de crianças que são o nosso futuro, podemos criar instrumentos de educação que estimulam o relacionamento interpessoal e a criatividade. Essas imagens foram tiradas no CIEP Cantagalo no Rio de Janeiro, na atividade feita pelos professores. O resultado além da exposição realizada foi a certeza de estar plantando, através de uma idéia, uma semente do bem!


HISTÓRICO DE PROJETOS

Mudança dos padrões de consumo, aperfeiçoamento de processos produtivos, otimização de recursos, novas formas de comunicação, reutilização de materiais, modularidade, educação ambiental...
Aqui, alguns dos projetos que desenvolvi inspirados na natureza e recheados de conceitos que fazem bem ao meio ambiente.


Porta Folha - repensar, com criatividade, nossa maneira de viver. Aqui o objetivo é passar através do objeto como se estivéssemos dentro de uma floresta. O conceito de uma peça só, que se repete e forma a porta, permite a otimização de recursos e o barateamento das ferramentas de produção.

Linha de Produtos - Um dos principais conceitos do chamado ecodesign é a modularidade.


Luminária feita a partir da reutilização de materiais - Reutilizar tampas para a construção de uma luminária talvez ilumine nossa forma de pensar e consumir.


Insetos Interativos - Quando desenvolvi este projeto conceitual a idéia era fazer uma espécie de "brinquedo do futuro". Inspirado na forma dos insetos e focado no relacionamento interpessoal. Postarei este conceito com mais detalhes em outra oportunidade.

Lixeira modular para coleta seletiva - Um dos meus primeiros projetos e uma grande lição de vida do professor e amigo Roberto Verschleisser: " Também é função do design, educar!"