quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

BIKELEAKS - A BICICLETA NO BRASIL

Ciclista no município de Formosa, GO, onde a população é de 97.903 habitantes.
 Foto: Vanessa Espíndola

O uso da bicicleta no Brasil seria um dos temas abordados pelo Relatório de Qualidade do Meio Ambiente, o RQMA Brasil 2012. Não será mais. O relatório que foi concluído pelo IBAMA mas ainda não foi publicado, passou por ajustes, alterações e cortes sugeridos pelo Ministério do Meio Ambiente. Na verdade dos 11 capítulos inicialmente propostos para o relatório, apenas 7 continuam.
Um dos textos subtraídos do RQMA, “A bicicleta no Brasil” , foi elaborado por mim, e diz respeito ao uso da bicicleta e sua importância para a mobilidade urbana e social no Brasil.
Em tempos de IPI reduzido para automóveis, e da ampla discussão a respeito da redução da pobreza, a abordagem proposta é fundamental para permitir uma reflexão maior a respeito das políticas de governo e suas prioridades no que diz respeito ao transporte e à redução das desigualdades sociais, expondo inclusive os dados impressionantes do CENSO IBGE 2010 referentes à renda domiciliar per capta no Brasil.
O texto teve como referência publicações importantes realizadas no país a respeito do uso da bicicleta. Fica claro que muito mais do que um meio de transporte não poluente a bicicleta é uma grande oportunidade para a diminuição das desigualdades sociais no nosso país, basta para isso vontade política e investimentos em infraestrutura cicloviária com integração de modais.
Nesse sentido, com a esperança de que possa ser útil em discussões a respeito da sustentabilidade, divulgo aqui o texto "A bicicleta no Brasil".
  
 Caso tenha o interesse em obter o arquivo em PDF, é só me mandar um e-mail.

Referências bibliográficas:

• Confederação Nacional da Indústria. Pesquisa CNI – IBOPE: retratos da sociedade brasileira: locomoção urbana – (agosto 2011). Brasília: CNI, 2011.
• Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. Eco-Mobilidade para o Brasil - Uma Construção Conjunta. Eschborn, Alemanha: GIZ, 2011.
• Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Rio de Janeiro: IBGE, 2009.
• Instituto de energia e meio ambiente. A bicicleta e as cidades: como inserir a bicicleta na política de mobilidade urbana. São Paulo: Instituto de energia e meio ambiente, 2010.
• Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) - Mobilidade urbana. Brasília: IPEA, 2011.
• Ministério das Cidades. Coleção Bicicleta Brasil - Programa brasileiro de mobilidade por Bicicleta – Bicicleta Brasil. Caderno de referência para elaboração de Plano de Mobilidade por Bicicleta nas Cidades. Brasília: Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, 2007.
• Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação em Saúde. Mortalidade por acidentes de transporte terrestre no Brasil / Ministério da Saúde, 2007.