sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

A ESSÊNCIA DAS COISAS

Alguns dos últimos trabalhos postados aqui fazem parte de um projeto maior, o de elaborar, depois de 27 anos, o Relatório de Qualidade do Meio Ambiente do Brasil. Nesse sentido, era preciso um ponto de partida conceitual para definir como esse relatório iria ser.
O Escopo do RQMA, elaborado pelo IBAMA, por meio de uma equipe reduzida e muito comprometida, da qual faço parte, busca definir a estrutura, conteúdo e foco do Relatório de Qualidade do Meio Ambiente do Brasil.
Com todas as possíveis falhas que possa ter, esse documento permitiu o início de um processo que conta atualmente com 51 instituições e mais de 185 técnicos envolvidos diretamente. É uma excelente oportunidade para o IBAMA se repensar e se renovar, ser mais criativo nas suas escolhas e na definição de suas prioridades enquanto principal órgão de meio ambiente do país.
Em relação a minha vida profissional, esse trabalho marca uma fase de grande aprendizado e de maior consciência. A minha criatividade que, em outras épocas, era desperdiçada em projetos de design superficiais, gratuitos e temporários, hoje encontra na área ambiental um terreno fértil para crescer e frutificar, e muito mais do que isso, ela tem poder de "transformação"! Ela não serve mais ao irrelevante, habita agora na essência das coisas.