terça-feira, 30 de junho de 2009

CAIXA ELETRÔNICO VERDE


 
Em parceria com a Animus, escritório de design localizado no Rio de Janeiro, tive o a felicidade de desenvolver este projeto que foi oferecido ao Banco Real (reconhecido no final de 2008 como a 5° empresa brasileira com melhores práticas em relatórios de sustentabilidade pela FBDS e pela SustainAbilitys). A idéia era redesenhar o auto-atendimento, o chamado “caixa eletrônico”. Esse projeto tinha uma gama de objetivos bem definidos por nós: o uso de materiais ecológicos na construção; a utilização de energia limpa como a solar; a captação da água da chuva; a oferta de serviços complementares como telefone público, banco para descanso e espera, bicicletário, sistema de localização para o usuário através de mapas; o estimulo às práticas sustentáveis como o uso da bicicleta e a ambientação com a utilização de plantas, além da coleta seletiva de resíduos. Os desdobramentos foram grandes. A parceria entre a iniciativa privada e o poder público podem e devem se consolidar em projetos como esse.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

UM MUNDO MELHOR


O brinquedo é um objeto de desenvolvimento humano essencial - O Igo surgiu inicialmente de madeira. Seu desenho foi feito em um pedaço de papel quadriculado, gerando assim uma peça simétrica e modular inspirada no corpo humano. De fato a idéia é que cada peça representa uma pessoa e a união entre elas o coletivo e a amizade.



A simplicidade deste projeto é a sua principal característica. Inúmeros brinquedos e objetos podem ser construídos através de um único formato de peça. Estimulando e desenvolvendo nas crianças a criatividade e a imaginação! A partir dos objetos montados, brincadeiras podem ser criadas, estimulando os diferentes sentidos e inteligências. As crianças podem interpretar e dramatizar as brincadeiras, criar personagens e ambientes lúdicos. Estimulando a cooperação para a criação das brincadeiras. O brinquedo pode interagir com outros objetos. Pode ser usado em atividades físicas, esportivas, sociais e de comunicação. Despertando a consciência da criança em relação ao seu próximo e ao meio ambiente.


O mais legal é ver que podemos transformar a vida de crianças que são o nosso futuro, podemos criar instrumentos de educação que estimulam o relacionamento interpessoal e a criatividade. Essas imagens foram tiradas no CIEP Cantagalo no Rio de Janeiro, na atividade feita pelos professores. O resultado além da exposição realizada foi a certeza de estar plantando, através de uma idéia, uma semente do bem!


HISTÓRICO DE PROJETOS

Mudança dos padrões de consumo, aperfeiçoamento de processos produtivos, otimização de recursos, novas formas de comunicação, reutilização de materiais, modularidade, educação ambiental...
Aqui, alguns dos projetos que desenvolvi inspirados na natureza e recheados de conceitos que fazem bem ao meio ambiente.


Porta Folha - repensar, com criatividade, nossa maneira de viver. Aqui o objetivo é passar através do objeto como se estivéssemos dentro de uma floresta. O conceito de uma peça só, que se repete e forma a porta, permite a otimização de recursos e o barateamento das ferramentas de produção.

Linha de Produtos - Um dos principais conceitos do chamado ecodesign é a modularidade.


Luminária feita a partir da reutilização de materiais - Reutilizar tampas para a construção de uma luminária talvez ilumine nossa forma de pensar e consumir.


Insetos Interativos - Quando desenvolvi este projeto conceitual a idéia era fazer uma espécie de "brinquedo do futuro". Inspirado na forma dos insetos e focado no relacionamento interpessoal. Postarei este conceito com mais detalhes em outra oportunidade.

Lixeira modular para coleta seletiva - Um dos meus primeiros projetos e uma grande lição de vida do professor e amigo Roberto Verschleisser: " Também é função do design, educar!"